Eu fui viver para a Alemanha quanto tinha apenas 17 anos. Candidatei-me à AFS, uma organização que oferece a oportunidade a jovens entre os 15 e os 18 anos de estudar no estrangeiro durante três, seis ou dez meses. É uma organização baseada nos seus voluntários, uma vez que não tem fins lucrativos e existe em todo o mundo. Para saber mais sobre a história da AFS (American Field Service) veja aqui.

Com a AFS apenas se pode escolher o país para onde se quer ir e não a região ou cidade, porque durante a estadia ficamos com famílias de acolhimento e é esta que escolhe que estudante acolher, não o oposto, e desse modo podemos ir parar a qualquer cidade, vila ou aldeia do país escolhido.

Mas antes de tudo, porque é que eu escolhi a Alemanha? Três anos antes do meu intercâmbio eu fui a Kiel através do Projecto Comenius, com a minha escola básica. Era a primeira vez que visitava o país e foi uma bela surpresa perceber quão simpáticos e atenciosos eram todos os alemães (porque nesse tempo tinha o preconceito de que os alemães são pessoas frias). Nessa altura decidi que teria de voltar àquele país. O tempo passou, fui para o secundário e um dia começo a ouvir dois rapazes a falar inglês nos corredores! Tinha de perguntar o que é que eles estavam ali a fazer! Então conheci o Lenni e o Jay, estudantes da Alemanha e do Canadá que estavam em Portugal com a AFS, a organização que na altura eu não conhecia. Fiquei tão excitada que no mesmo dia falei com a minha mãe e decidimos que íamos ser família de acolhimento no ano seguinte! E eu finalmente decidi que não ia voltar à Alemanha apenas de férias, mas que iria estudar lá durante um ano.

No seguinte mês de Setembro a minha irmã de acolhimento Hannah, também alemã (coincidências!), chegava a Portugal e a minha aventura com a AFS começava, uma vez que para fazer o programa nos temos de inscrever com um ano de antecedência, uma vez que temos campos de orientação e preparação obrigatórios. Também comecei a aprender alemão antes de partir, uma vez que não é uma língua tão fácil de aprender como outras mais parecidas a português, e em Abril de 2009 recebi a notícia de que ia viver em Offenburg, no estado de Baden Wúrttemberg (sudoeste da Alemanha, ao pé da Floresta Negra).

Eu não escolhi para onde ia mas adorei, por isso agora vou apresentar alguns factos sobre a região que podem fazer-vos querer ir viver para lá! Esta é a área mais quente da Alemanha, o Inverno não é tão frio como noutras regiões e o Verão é como o do sul da Europa. Nas escolas secundárias (Gymnasium) temos imensas disciplinas, de todas as áreas de estudo, o que é óptimo para aprender um pouco de tudo. As escolas têm geralmente imensas actividades extra curriculares – eu tinha aulas de pintura, cantava no coro (e ainda havia uma orquestra e uma big band), fazia patchwork, a escola oferecia vários desportos, etc. Sentia-me também super autónoma, tinha a minha bicicleta e podia ir assim a todo o lado dentro da cidade, e depois tinha um passe de transportes óptimo, incluía uma área gigante, podia até ir a Basileia, na Suíça, que ficava a duas horas de distância! Tinha as vinhas e a Floresta Negra atrás de casa e era maravilhoso caminhar por lá, ver as diferentes cores durante o ano, o processo vinícola! Como estava numa cidade pequena não havia muitos estudantes de intercâmbio por isso toda a gente sabia quem eu era e era super fácil fazer amigos porque as pessoas se interessavam em conhecer-nos! A comida é óptima, quando fica calor eles fazem barbecues por tudo e por nada, a melhor forma de passar um fim de tarde! Bem… poderia ficar aqui o resto do dia a dizer coisas boas sobre o país e a região, para verem como adoro a Alemanha!

Se também vives ou viveste em Baden Württemberg  ou na Alemanha e tens alguma dica ou razão para adicionar, especialmente se lá estiveste mais tarde, em Erasmus, deixa o teu comentário! Se estás a pensar ir para lá e ainda tens dúvidas sobre algo, não tenhas medo de escrever-me!

Então, razões para ir para a Alemanha de intercâmbio:

  • Os alemães são na verdade muito mais simpáticos do que pensamos
  • Não faz tanto frio como imaginamos, especialmente no sul (Baden Württemberg e Baviera)
  • As escolas secundárias oferecem qualquer disciplina e actividade extracurricular
  • Aprendemos imenso sobre História Europeia e tolerância
  • Temos a oportunidade de aprender alemão, uma língua óptima de saber especialmente quando o nosso país não tem trabalho para nos oferecer
  • Podemos ir a todo o lado onde a nossa bicicleta nos levar
  • Os passes de transporte de estudantes são muito baratos e incluem áreas gigantes
  • O contacto com a natureza, a possibilidade de passear nas montanhas
  • Salsichas, cerveja e barbecues (Eu ganhei 7 quilos enquanto lá estive…)