3 dias em Tenerife de transportes públicos / à boleia

Quando decidi ir ver o vulcão Cumbre Vieja em erupção, a La Palma, a forma mais barata de lá chegar era através de Tenerife. Quando visitei o meu amigo Jose entre Saragoça e Cuenca, falávamos dos sítios mais altos do mundo onde já tínhamos estado e o recorde dele era...

Vulcão Cumbre Vieja em erupção, La Palma

Eu não costumo ver as notícias, pelo que a primeira vez que ouvi falar do vulcão de La Palma foi já duas ou três semanas depois de ter começado a erupção, devido às notícias referentes aos "negacionistas do vulcão". No início de Outubro fui visitar o meu amigo José a...

Um passeio por Metz, França

Se leram os meus dois últimos posts, sabem que marquei um voo para o Luxemburgo em parte porque tenho dois amigos a viver em Metz, uma bonita cidade francesa a uma hora de comboio para sul. Esperei pelo fim de semana para que a minha anfitriã e amiga Sofia me pudesse...

O que ver em Nancy

Como vos expliquei no último post, marquei um voo para o Luxemburgo pois tenho dois amigos que lá trabalham. Mas os dois vivem em Metz, a cerca de uma hora de comboio a sul deste pequeno país, e estudaram e viveram em Nancy, a outra hora de comboio a sul da cidade...

Luxemburgo – parece que toda a gente fala português?!

Eu tenho este objectivo idiota de visitar 50 países antes dos 30. No início de 2020 ia nos 46 e achei que ia conseguir alcançar esse objectivo nesse mesmo ano, mas depois já sabem o que aconteceu... veio a pandemia, fronteiras a fechar e terminei o ano com os mesmos...

Cuenca, património mundial da UNESCO

Última paragem da minha semana por Espanha, Cuenca, património mundial da UNESCO, a cidade a que o José chama casa. Quando o José me falava de Cuenca, há seis anos, ainda no México, eu imaginava uma pequena vila, no topo de uma colina, e assim era, há muitos muitos...

Teruel, a capital do mudéjar

O José vive em Saragoça mas diz que é de Cuenca, onde viveu dos 15 aos 18 e onde a mãe dele vive. Assim, quando decidi que o ia visitar à capital de Aragón, decidimos que iríamos terminar esse passeio em Cuenca. Mas entre Saragoça e Cuenca há uma outra cidade que vale...

Tarazona e a sua catedral mudéjar

Normalmente eu sou a pessoa que, nas viagens, organiza e planeia tudo. Por isso, de vez em quando, sabe muito bem deixar-me guiar! Depois de três dias em Saragoça, sempre muito bem acompanhada do meu amigo José, ele levou-me numa excursão de um dia para ver Tarazona e...

O que ver em Saragoça

Há seis anos que estava para visitar Saragoça, já que o meu grande amigo e companheiro de viagem pelo sul do México e Guatemala, José, lá vive. Finalmente os nossos calendários se alinharam e eu pude passar três dias a explorar Saragoça e o resto da semana noutras...

Fim de semana no Gerês – plano para dois dias

O Parque Nacional Peneda - Gerês é um dos lugares mais bonitos de Portugal e por isso o primeiro lugar em que pensei para uma escapadinha de fim de semana. Dois dias de trilhos pela montanha a visitar cascatas, miradouros e lagoas, finalizados com fartos e deliciosos...

Piscinas naturais do Porto Moniz (Madeira)

Depois de um fabuloso e ventoso nascer do sol no ponto mais alto da Madeira, o Pico Ruivo, continuámos até ao Porto Moniz, no noroeste da ilha, para passarmos o dia nas suas famosas piscinas naturais. Há duas zonas de piscinas: as velhas, de livre acesso, com um...

Nascer do Sol no Pico Ruivo (Madeira)

Estive aqui ausente durante dois meses e um dos motivos é obviamente a falta de viagens! Com toda esta situação do coronavirus a minha situação na TAP está suspensa e as habituais viagens semanais deixaram de acontecer. Nos últimos dias urgia-me voltar a criar...

Pelos Caminhos de Santiago

Há três anos a minha mãe fez o Caminho Português de Santiago a pé, desde o Porto, e desde então que tem vontade de voltar a fazer o Caminho. Há muitos caminhos, o mais famoso é o francês, em parte porque quase todos os caminhos que vêm do sul de Espanha vão lá dar,...

Islas Cíes, um paraíso desconhecido na Galiza

Tenho andado “desaparecida”… No último mês não postei nada porque finalmente consegui voltar do México, depois de mais de três meses fechada em casa sem que a Iberia me oferecesse uma solução para regressar a Portugal. Depois de um longo voo para Madrid e de um...

Golden Circle, Islândia

Na primeira semana de Outubro de 2016 fui à Islândia por uma semana, no âmbito de um evento da AFS, o Chapter Exchange, que reunia dez voluntários de cada país – Alemanha, Eslováquia, Islândia e Portugal – para discutir a multiculturalidade da Europa, nomeadamente a...

7 dias pela Sicília

Quando estava em Florença de Erasmus a maioria dos meus amigos italianos eram na verdade sicilianos. Então a Maria, a minha colega de casa, e eu decidimos que deveríamos visitar a ilha nas nossas férias da Páscoa. Ficámos dois dias em Palermo, apanhámos um autocarro...

Barcelona – de Gaudi a Mies van der Rohe

A primeira vez que fui a Barcelona foi em 2011, no meu primeiro ano de arquitectura. Na altura visitei as obras mais conhecidas de Gaudí: A Sagrada Família, em eterna construção, o maravilhoso Parque Güell (que entretanto descobri que se paga se entrarmos entre as...

Aniversário na Disneyland Paris

Para o 30ºaniversário do Jorge queríamos fazer algo especial! Ele já me tinha falado que tinha vontade de ir à Disney pelo que achámos que seria o plano perfeito! Fiz uma extensa pesquisa tanto de passar um ou vários dias nos parques, com ou sem hotel, mas...

Mercado de Izmailovo, Metro de Moscovo e Praça Vermelha

Finalmente, depois de um ano e sete meses de TAP, tive uma estadia em Moscovo - e uma bela estadia, dois dias e meio na capital russa! Na primeira tarde decidi ir ao Mercado de Izmailovo, um lugar nos arredores da cidade onde muitos colegas costumam ir, um espaço que...

Fanal, Madeira – do nevoeiro à golden hour

Já fui muitas vezes à Madeira, mas as três grandes viagens que fiz e que tenho mais carinho são a de Março de 2017, quando ia levar o Jorge pela primeira vez a visitar esta maravilhosa ilha mas depois ele não pôde por razões de trabalho, a de Fevereiro passado que...

Milão – no topo do Duomo

Depois de seis anos regressei à cidade de Milão. Preferia ter ido visitar os lagos mas a logística de transportes era quase impossível pelo que regressei à cidade com uma colega que nunca tinha visitado Itália. Uma das coisas que queria fazer pois quando cá estive em...

Tallinn, a cidade medieval

Este mês foi o mês de voar para um país para depois visitar outro. Primeiro voei para Copenhaga e fui para a Suécia visitar Lund e Malmö, agora voei para Helsínquia, numa estadia de dois dias, para apanhar um ferry para a Estónia e visitar a sua bonita capital,...

Varsóvia, a colorida capital da Polónia

Regressou a estadia em Varsóvia! Quando entrei na TAP só havia ida e volta à capital polaca, as más-línguas dizem que a beleza das polacas dava em tantos divórcios que a estadia acabou. Mas assim que regressou, pedi a melhor estadia que existia – aquela em que ficamos...

Festa dos Tabuleiros, Tomar

Este ano aconteceu a Festa dos Tabuleiros, em Tomar, festa celebrada a cada quatro anos e uma das mais típicas e antigas de Portugal, que remontam historicamente ao reinado de D. Dínis no quadro do culto do Espirito Santo, mas que se acredita que tenham origens pagãs,...

Passeio de balão no Ribatejo

A minha amiga Mariana desafiou-me a um passeio de balão em Coruche, uma experiência que lhe tinham oferecido mas por questão de circunstâncias menos felizes (para ela, não para mim :P) me pediu para a acompanhar! Disse logo que sim, imaginando dezenas de balões, como...

Levei a minha tia a Estocolmo num dia especial

A minha tia fez anos a 5 de Março e a partir de dia 1 foi-me dado o direito a levar acompanhantes de serviço, ou seja, levar alguém comigo nas estadias. Achei que não haveria melhor presente que oferecer-lhe uma viagem à escolha! Quando saiu o meu planeamento de Abril...

Duas estadias em Genebra no espaço de duas semanas

Como se poderão lembrar, a minha primeira visita a Genebra, em Junho do ano passado, foi uma boa surpresa! Quando se sabe pouco de um destino e não há grandes expectativas, é mais fácil sermos surpreendidos. Desta segunda vez ia com uma previsão de chuva e a saber que...

É possível ver Londres inteira num dia?

Parece que sim! Ou pelo menos quase! . O dia começou em Kensington onde o shuttle do hotel nos deixa e o plano era deambular pelas ruas deste bairro e de Notting Hill em busca de magnólias em flor. O dia apresentava-se cinzento, o número de magnólias era pequeno e a...

Bruges

Uma das paixões que o Jorge e eu temos em comum é uma cerveja belga, a Delirium. Assim, em Fevereiro, pedi uma estadia em Bruxelas nas folgas dele para podermos ir juntos. Decidimos então visitar a cidade de Bruges, uma cidade romântica conhecida pelos seus canais. ....

Madeira – 5 dias, 5 caminhadas

Tinha três semanas de férias (todas as que a TAP me devia do ano passado, desde que comecei a trabalhar) e pouco dinheiro no bolso. Assim decidi ir passar cinco dias à Madeira - a TAP oferece-nos os voos domésticos, para toda a gente poder ir a casa, e fiquei em casa...

Caldeira Velha, São Miguel

Açores em Janeiro. Nos Açores não interessa muito a temperatura exterior, pois as piscinas naturais vulcânicas são todas quentinhas. Aliás até sabe melhor quando está fresco, como se estivéssemos num banho de emersão em que a água nunca arrefece. . Tínhamos pensado ir...

Gaia e as caves de vinho do Porto

Quando vou ao Porto é raro ir a Gaia, apesar de ser desta margem que temos a vista mais impressionante da cidade. Com a visita da família do meu marido a Portugal aproveitámos para visitar a Invicta e enquanto procurava um Airbnb, o cais de Gaia pareceu-me uma óptima...

Bjarke Ingels Group – a arquitectura fora da caixa

Como poderão saber estudei arquitectura e embora não exerça, nem alguma vez tive vontade de o fazer, é uma grande paixão visitar obras interessantes, perceber como o Homem as ocupa, como vive, como as vê. Durante o curso li um livro dos BIG (Bjarke Ingels Group)...

Praga – a maior Árvore de Natal de sempre!

Praga é provavelmente uma das minhas cidades europeias favoritas e assim que soube que iria ter uma estadia na capital checa mesmo antes do Natal fiquei bastante entusiasmada! . Para uma das colegas da tripulação era a primeira vez em Praga e por isso tínhamos de...

Madrid Rio e Matadero

Desde que a minha amiga Adriana me falou do Centro Cultural el Matadero, num antigo matadouro numa das pontas do Parque Madrid Rio, que queria lá ir. Foi também neste dia que aprendi que não devo atravessar a cidade para um passeio mais curto que o tempo gasto em...

Baden, Suiça

Muitos dos hotéis onde ficamos não são no centro das cidades e uma estadia em Zurique não significa exactamente ir a Zurique. Assim decidi apanhar o comboio na direcção oposta até Baden, uma pequena cidade bastante pitoresca que encontrei nas listas de coisas a...

Vieux Lyon – passagens medievais (traboules)

O desafio de ir a Lyon partiu da minha mãe pois neste fim de semana era o lançamento do Beaujolais Nouveau (vinho novo da região de Beaujolais, uma região demarcada que conseguiu fazer famoso o seu vinho novo, vinho normalmente menos apreciado por ainda não ser muito...

Um dia inteiro em Paris, coisa rara na TAP

Um dia inteiro em Paris, coisa rara na TAP. Todos os dias aterram sete aviões a partir de Lisboa e três do Porto, pelo que é raro apanhar-mos uma rotação em que ficamos um dia completo em Paris, sendo mais comum ficar apenas meio dia (que pelo facto de o hotel ficar...

Finalmente Finlândia – Helsínquia

Voo nocturno de Lisboa para Helsínquia. Chegámos ao hotel às 7h da manhã locais e uma vez que era a minha primeira vez na Finlândia não havia tempo a perder! Dormi duas horinhas e depois de um belo pequeno almoço parti para o centro para me encontrar com a minha amiga...

Jardins do Funchal

No ano passado fui à Madeira visitar a minha amiga Soraia e não sabendo que ia entrar na TAP este ano fiz quase tudo o que havia para fazer na ilha. Mal sabia eu que seria a estadia que mais me calha, arrependendo-me de ter visto tanta coisa de uma vez, pois agora...

Fim de Setembro em Munique = Oktoberfest

Muitos de vocês provavelmente já o sabiam, mas a Oktoberfest (festa de Outubro, em alemão) festeja-se mais em Setembro do que em Outubro. Começa no penúltimo fim de semana de Setembro e termina no primeiro de Outubro – este ano, portanto, de 22 de Setembro a 7 de...

Terceira, Açores

Quando se é português deve-se ir pelo menos uma vez na vida aos Açores. O problema é que quando vamos apaixonamo-nos por este maravilhoso arquipélago e temos de regressar! A vantagem é que temos 9 ilhas para explorar e eu fui visitar a minha segunda, a Terceira (não...

Desfile de Eléctricos – Semana Europeia da Mobilidade

Entre 16 e 22 de Setembro celebrou-se a Semana Europeia da Mobilidade e para o celebrar o Museu da Carris teve a iniciativa de um "Desfile de Eléctricos - Passeio com História", em que poderíamos ir a bordo de um dos eléctricos antigos que eles guardam no museu como o...

Praga: a cidade mais fotogénica da Europa?

Segundo o Google Maps a ponte Carlos ficava a meia hora a pé do meu hotel… eu demorei duas horas a lá chegar! Passo a explicar: o tempo disponível para visitar a cidade não era muito. Saí do hotel por volta das 10h da manhã, depois de já ter chegado na noite anterior...

Amesterdão – um cruzeiro pelos canais

Como prometido, um outro post sobre a nossa curta visita à cidade de Amesterdão, este focado num cruzeiro pelos canais que decidimos fazer à última da hora! Pagámos 16€ por pessoa, directamente no cais de embarque de Damrak, mas mais tarde vimos o mesmo passeio a 13€...

Amesterdão – 18km a pé pela cidade

A Holanda era considerada por mim um país visitado nas minhas "contagens", mas o que eu considerava já ter visitado foi, quando em 2007 com o projecto Comenius fiz uma escala na capital, a caminho de Hamburgo, tomar o comboio do aeroporto para o centro, almoçar no...

Hamburgo – Speicherstadt e a Elbphilarmonie

As estadias da TAP dividem-se em nightstop - meio dia - ou estadia - um dia completo ou mais. Em nightstop, como o tempo não é muito, temos de escolher criteriosamente o que queremos fazer, o que também me ajuda aqui no blog a apresentar-vos as cidades por temas ou...

Praia da Ursa, Portugal

Lisboa, 40 graus. Depois de meses supostamente de Verão sem que ele desse ar da sua graça, São Pedro decidiu compensar em demasia… vários dias em que o único lugar possível para se sobreviver seria ou à frente de uma ventoinha ou dentro de água. Chegou o fim de semana...

Londres alternativo – Camden Town

Esta curta visita a Londres começou numa correria! Aterrámos no aeroporto de Heathrow às 12h45 e entre desembarque de passageiros, desembarque de tripulação, carrinha para o hotel, que não ficava muito longe, estávamos a fazer check-in no Holiday Inn às 13h25. O hotel...

Um dia por Copenhaga

A colorida Copenhaga foi o meu pedido para Julho! Eu já tinha visitado a capital dinamarquesa num dia de Novembro de 2012 mas a Escandinávia é bem diferente no Inverno e, se já na altura tinha gostado, saberia que desta vez, com sol e céu azul, iria gostar ainda mais!...

Louvre, Paris – museus grátis até aos 26

Quase todos os museus em Paris são grátis para cidadãos da União Europeia até aos 26 anos e no mês em que os faço - este mês de Julho - tive um nightstop em Paris. O tempo não era muito por isso decidi ir até ao Louvre, o museu onde menos tempo tinha passado nas...

Genebra, uma agradável surpresa

Genebra, Suíça. Um lugar que não nos salta à cabeça como prioridade a visitar. Uma das vantagens de estar na TAP é precisamente visitar alguns sítios onde nunca tinha pensado ir e Genebra foi uma surpresa muito agradável! É verdade que em Portugal este ano o Verão tem...

24 horas em Estocolmo

O aeroporto de Arlanda é dos sítios mais bonitos onde alguma vez aterrei. O arquipélago de Estocolmo em contra luz com o sol já alto das 5h da manhã do Verão escandinavo fazem uma paisagem maravilhosa! Depois de um voo nocturno havia o dilema de quanto tempo descansar...

Palácio de Monserrate

Sintra é dos lugares onde mais vou quando cá tenho visitas, uma vez que de minha casa é fácil ir até Lisboa mas até Sintra não tanto e se só tenho um dia ou outro para estar com eles, é até lá que os costumo levar. Normalmente damos o tradicional passeio pela vila,...

Frankfurt – uma cidade de contrastes

Demorou um pouco mais de um mês até ter um voo para a Alemanha! Como poderão saber é o meu segundo país, a minha segunda casa, e estava muito contente por ir a Frankfurt, não só porque não conhecia a cidade, como por uma das minhas melhores amigas estar lá a viver!...

Arona, Itália – a minha primeira estadia com a TAP

Tudo começou com um envio espontâneo do currículo para a TAP em Novembro de 2016 e um ano e meio depois aqui estou eu, na minha primeira estadia com a companhia. Depois de ir a Genebra e regressar a Lisboa, aterrámos no aeroporto de Milão Malpensa, primeira vez também...

2 dias em Lisboa – onde ir e o que evitar

Tenho tendência aqui no blog, de falar maioritariamente das minhas viagens para fora do país, quando Lisboa é a cidade que melhor conheço, não só porque sempre que tenho amigos estrangeiros a visitar os levo a passear, tal como porque a percorro a pé inúmeras vezes...

Islândia – auroras boreais em Thorlakshofn

Ia no autocarro entre o aeroporto de Keflavik e a escola onde íamos estar alojados nos próximos quatro dias, perto de Thorlakshofn, e aproveitei para inquirir o Úlfur, islandês, sentado ao meu lado, como é que começavam as auroras boreais, aquilo por que todos os...

Quanto custa viver em Florença

Eu vivi dez meses em Florença em Erasmus. As bolsas que a Comunidade Europeia dá ajuda, mas normalmente não chega nem para pagar a casa, por isso infelizmente o programa Erasmus ainda não está ao alcance de todos. Eu recebia 306€ por mês de bolsa. As bolsas são...

Passadiços do Paiva

No passado fim de semana fui com alguns amigos até Arouca passar o fim de semana. Uns amigos da minha mãe têm lá casa e de aí poderíamos ir até aos Passadiços do Paiva, o vencedor dos Prémios Mundiais de Turismo em 2016 de Melhor Projecto de Desenvolvimento Turístico....

Mesquita de Córdova fechada

No Verão passado fiz uma viagem de um mês com amigos mexicanos, francesas e alemão por Espanha, Portugal e França. O Jorge e eu chegámos a Córdova um dia antes dos outros, uma vez que queríamos ver a cidade com tempo. Fomos de carro desde Lisboa, com uma breve paragem...

Chelsea, Londres

Fui a Londres pela primeira vez quando tinha 10 anos, novamente quando tinha 12, mas demorou outros doze para lá ir pela terceira vez. O motivo da visita era uma entrevista de emprego, que não correu tão bem provavelmente porque, mal saí do avião e vi aquele tempo...

3 dias e meio em Londres com o namorado

Sempre que viajo para algum sítio com o Jorge, o meu namorado, e como temos gostos bastante diferentes - eu prefiro museus e arquitectura e ele gosta mais de futebol e de fazer tudo mais devagar - geralmente dividimos o tempo ao meio, de modo que os dois possamos ver...

Paris – 5 dias com arquitectos (e não só)

Quando tinha 5 anos, os meus pais levaram-me a Paris, à Disneyland. Tenho poucas recordações dessa visita e já com 22, quando estava de Erasmus em Florença e por ter uma amiga em Paris, também ela em Erasmus, decidi que era tempo de voltar e aí passei 7 dias na...

Dresden

Na minha viagem à Alemanha de 2017 a nossa última paragem foi em Dresden, uma cidade ao lado da fronteira com a República Checa, onde aparentemente não estão acostumados a nevões, então as ruas estavam todas brancas e por limpar. Dresden tem uma longa história como...

Ver Sacrum, Viena

O meu regresso do meu ano em Itália foi algo longo! Primeiro apanhei um ferry para Split, Croácia, daí fui para Sarajevo, Bósnia, onde ia ser o Volunteer Summer Summit da EFIL desse ano, e depois ainda dei uma volta por Montenegro antes de finalmente voltar a Sarajevo...

5 dias por Montenegro

Em 2014, depois de deixar Itália onde estive em Erasmus, fui à Bósnia-Herzegovina para o Volunteer Summer Summit da EFIL, passando por Split no caminho. Antes da minha partida falei com alguns amigos a ver quem estaria interessado em fazer uma road trip pelos Balcans...

Sarajevo – a “cidade-aldeia”

Como se poderão lembrar eu fui à Bósnia para o Volunteer Summer Summit da EFIL (European Federation for Intercultural Learning) em 2014. Nesse ano estava a viver em Florença então apanhei um ferry boat de Ancona para Split, onde passei alguns dias e depois apanhei um...

Roma – roteiro de 6 dias

Directamente depois da minha semana em Paris voei para Roma, para mais quase uma semana de férias entre semestres, antes de regressar para as aulas em Florença. Também aqui tinha alguns amigos de Erasmus, com quem fiquei. Na verdade este roteiro é de cinco dias pois...

7 dias por Paris e arredores

Dia 1 – chegada e Centre Georges Pompidou Vim a Paris visitar uma grande amiga que está aqui em Erasmus. Fiquei alojada na Cité Internationale, onde ela vive, e onde se podem encontrar as várias residências universitárias de cada país. Aterrei no aeroporto de Orly e...

Fim de semana comprido na Bélgica

Eu visitei a Bélgica em Novembro de 2013, quando estava de Erasmus em Itália, com a minha companheira de casa de então, a Maria João. Decidimos ir até lá porque tínhamos um amigo de Erasmus em Bruxelas, porque encontrámos um voo baratíssimo e porque eu queria...

2 dias em Milão

A nossa aventura em Erasmus começou! A Maria e eu chegámos a Milão, onde vamos passar dois dias antes de ir para Florença. Milão é linda, mas não incrível, e convém conhecer alguém local que vos mostre os lugares mais bonitos, escondidos dos turistas. . No nosso...

7 dias em São Miguel, Açores

São Miguel é a maior ilha do arquipélago dos Açores. Também é a mais visitada, não só pela sua incrível beleza e inúmeros lugares para ver, mas principalmente porque é a melhor conectada com o resto do mundo. Os Açores são compostos por nove ilhas vulcânicas,...

Ópera de Oslo

Agora que tenho escrito sobre os países que já visitei, ao contrário do meu último blog, em que quase não comentava nada e apenas colocava muitas fotografias, dou-me conta que as minhas viagens, especialmente as curtas, eram geralmente muito superficiais e turísticas,...

Parque Vigeland, Oslo

O Parque Vigeland localiza-se dentro do Parque Frogner, em Oslo, a aproximadamente 3km do centro da cidade. É constituído por 212 esculturas em bronze e granito da autoria do escultor norueguês Gustav Vigeland, que materializam inerências da existência humana, como o...

3 dias em Moscovo com a Viagens Abreu

Quando a minha irmã e eu éramos mais novas o meu pai costumava todos os anos fazer uma viagem de Verão em família. Em 2011 fomos à Rússia, visitando Moscovo e São Petersburgo. Muita gente diz que São Petersburgo é mais bonita que a capital, mas eu preferi Moscovo,...