No passado fim de semana fui com alguns amigos até Arouca passar o fim de semana. Uns amigos da minha mãe têm lá casa e de aí poderíamos ir até aos Passadiços do Paiva, o vencedor dos Prémios Mundiais de Turismo em 2016 de Melhor Projecto de Desenvolvimento Turístico.
Infelizmente devido ao enormes incêndios do Verão passado parte dos passadiços foram destruídos e a entrada pelo Areinho reabriu há duas semanas. Como queríamos caminhar os 16km (8km para cada lado), decidimos começar em Espiunca, de modo a começar com o percurso maioritariamente a subir e terminar a descer, de regresso. Na verdade não fizemos os 8km até ao Areinho porque o último quilómetro seria apenas a descer da montanha para o parque de estacionamento e depois teríamos de voltar a subir tudo. Se decidir fazer apenas para um dos lados sugiro começar no Areinho, não só porque é maioritariamente a descer (depois de fazer toda a subida no primeiro quilómetro), mas também porque achei mais bonito. Há taxis em qualquer um dos lados para poder voltar para onde deixou o carro.
.
.
.
.
 As minhas partes preferidas do caminho, quando o rio fazia uma curva apertada!
.
.
.
.
.
.
 Uma óptima surpresa, uma cascata enorme!
.
.
.
.
A parte mais difícil:
.
.
.
 Lá em cima todos desistiram e apanharam um taxi do Areinho para Espiunca e eu e a minha mãe voltámos a pé sozinhas. Como disse preferimos as vistas nesta direcção, mas não tenho a certeza se foi de facto pelo que se via, ou se era porque era mais fácil, uma vez que é a descer, se por já não estar demasiado calor ou por a luz estar mais bonita!
.
.
.
.
.
.
.
 De volta a casa tivemos de nos despachar porque tínhamos uma mesa reservada no restaurante “Parlamento“, para provar a famosa Posta Arouquesa, um bife muito tenrinho típico de Arouca! Absolutamente fantástico! Tudo, a comida, o serviço, a companhia!