Nunca imaginei conseguir ir a São Tomé no meu primeiro mês de TAP, mas através do sistema de trocas, consegui fazê-lo. A estadia em São Tomé é das mais desejadas, não só pelo lugar que é, mas também porque é dos sítios onde ficamos mais tempo. Neste caso, 50 horas. Tive muita sorte com a companhia, não só com a tripulação, mas com os acompanhantes da tripulação que trouxemos, éramos nove no total, e era a primeira vez na ilha para a maioria, logo todos estavam com muita vontade de explorar e conhecer pelo que decidimos alugar dois jeeps para ir até ao sul da ilha no primeiro dia. 

Apesar de serem só 60km para cada lado, a estrada não é fácil, muita curva e alguns buracos. Também pelo facto de fazermos várias paragens pelo caminho, primeiro para visitar a Cascata de Praia Pesqueira, depois para tirar fotografias com o  Pico Cão Grande e finalmente no extremo sul da ilha, na Praia Inhame, onde tomámos um belo banho, almoçámos e apanhámos o barco para o Ilhéu das Rolas, onde passa a linha do Equador. No regresso jantámos na Roça São João dos Angolares, uma experiência que valeu totalmente a pena! 

Todas as fotografias que se seguem foram tiradas a partir dos jeeps:

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

No segundo e último dia tínhamos de estar de volta ao hotel pelas 17h para nos prepararmos para regressar a Lisboa, por isso já nem todos quiseram continuar a explorar a ilha. Apenas três resistentes. Decidimos seguir para norte, visitar a cidade de São Tomé, especialmente o mercado e depois continuar para oeste, para a Roça Agostinho Neto, depois um mergulho na Praia dos Tamarindos e outro na Lagoa Azul e finalmente fomos até ao Padrão dos Descobrimentos que os portugueses deixaram na ilha em 1470 quando lá chegaram pela primeira vez. 
 
Voltámos a São Tomé, onde almoçámos no restaurante Papa Figo, onde já tínhamos jantado na noite em que aterrámos, e regressámos ao hotel onde ainda tivemos tempo de dar um mergulho na piscina antes de ir para o aeroporto. Mais uma vez, todas as fotografias foram tiradas em andamento, daí não verem fotografias dos lugares que vos descrevo 😛
.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.