No segundo dia da estadia em São Tomé despertámos como uma autêntica tempestade tropical! Ventos que pareciam ter a força de arrancar palmeiras e uma chuva tão forte que não nos deixava ver para lá de meia dúzia de metros. Ainda assim arriscámos sair pois tínhamos o plano de ir ao Monte Café, uma Roça a aproximadamente uma hora da cidade de São Tomé, em direcção ao centro da ilha e das montanhas. Quando lá chegámos ainda chovia um pouco pelo que decidimos esperar um pouco, ao lado de outro carro com mais turistas na mesma situação. Passado um pouco alguns habitantes da Roça convidaram-nos a colocar os carros dentro dos antigos edifícios da Roça e aí começar uma visita guiada em que nos explicaram a disposição dos edifícios, as várias plantações – café e cacau – os processos de cada uma das plantas desde a matéria prima até ao produto para venda e exportação e a história da Roça depois de deixar de ser abandonada pelos colonizadores. Apesar de pouca luz, estas são as imagens que captei:
.

 

 

 

 

 

 

.
No final da visita ainda nos oferecem vários cafés, mais e menos fortes, ou chá, para quem não aprecia café (como eu!). A visita tem um custo de 3€. Depois da visita à Roça fomos, por um caminho só aconselhável com um todo-o-terreno, até à Cascata de São Nicolau. Na vez passada visitei a Cascata da Praia Pesqueira, que é muito mais gira – se calhar ajudou o facto de que não estava a chover e até pudemos dar um mergulho. Depois da fotografia na Cascata vi que uma seta para o jardim botânico e decidi aventurar-me porque achei que era logo ali… Já com pouca gasolina subimos e subimos e subimos e nunca mais chegávamos… até que 3,5km depois demos com o Jardim, não o suficiente interessante para o desvio.
.

 

 

 

 

.
Depois de apreciarmos os guarda-chuvas e a flora locais começámos a descer na direcção de São Tomé e com o objectivo de pôr gasolina o mais rapidamente possível. Quando chegámos à cidade da Trindade, pasmem-se, não se podia pôr gasolina porque não havia electricidade xD Arriscámos e continuámos até à capital, onde já não havia o mesmo problema! O resto do dia foi para descansar pois aguardava-me um voo nocturno bem longo!