Normalmente eu sou a pessoa que, nas viagens, organiza e planeia tudo. Por isso, de vez em quando, sabe muito bem deixar-me guiar! Depois de três dias em Saragoça, sempre muito bem acompanhada do meu amigo José, ele levou-me numa excursão de um dia para ver Tarazona e a sua catedral mudéjar. E é tão bom quando vamos sem expectativas e somos arrebatados! Das catedrais mais incríveis, diferentes e interessantes que alguma vez visitei!

Já não há muitos exemplos de arquitectura mudéjar e eu tive a sorte de visitar as três catedrais com zimbórios neste estilo: a Seo de Saragoça, a Catedral de Tarazona e depois a de Teruel. Para se subir ao zimbório de Tarazona é necessário reservar a visita guiada à catedral, que começa no incrível claustro. A arquitectura / arte mudéjar é um estilo que se desenvolveu entre os séculos XII e XVI. Trata-se de um fenómeno exclusivamente ibérico que combina e reinterpreta estilos artísticos cristãos (românico, gótico e renascentista) com a arte islâmica. É facilmente identificável pelo uso de tijolo, de forma estrutural e decorativa ao mesmo tempo. A arte islâmica acredita também que não há repetição na natureza, nada é exactamente igual a outra coisa, pelo que também na decoração não há repetições. Assim, no claustro, cada conjunto de janelas é diferente do outro. E nos corredores deambulatórios encontramos uma exposição sobre a história da catedral, as descobertas feitas durante o seu longo restauro, tanto dos tempos romanos, como de pinturas escondidas por baixo de outras camadas de tinta, entre outros factos interessantes.

A subida ao zimbório é também interessante, no aspecto em que percorremos os tectos e coberturas da catedral e de lá de cima temos uma bonita vista para a cidade.

Descemos então para visitar o interior da catedral e que espanto! Nunca tinha visto tectos assim! Desenhos monocromáticos contra um fundo dourado lindo! Pinturas também nas paredes, nas capelas, o meu queixo arrastou no chão durante toda a visita! Uma lufada de ar fresco, em comparação com tantas outras igrejas e catedrais!

Mas Tarazona tem mais algumas coisas para visitar que a Catedral de Santa Maria da Horta. Temos a velha Praça de Touros, actualmente transformada em habitação, também na parte baixa da cidade. Já na colina encontramos o Palácio Episcopal, que é possível visitar, pequeno e rápido de ver, o resto das muralhas, a vista sobre a cidade baixa, o bairro da judiaria, com as suas casas penduradas, a lindíssima Câmara Municipal. A fachada está dividida por um comprido friso que representa a marcha de Carlos V na sua coroação em Bolonha, como imperador do Sacro Imperio Germânico, pelo papa Clemente VII em 1530.

Depois voltámos para Saragoça e no dia seguinte seguimos para Teruel, a capital do mudéjar, e de lá para a bela cidade de Cuenca, património mundial da UNESCO.