Um passeio fácil a partir de Marraquexe é o de um dia em Essaouira (antiga cidade portuguesa de Mogador). Apesar de tardar aproximadamente 3 horas para cada lado, o caminho passa-se muito bem e vale totalmente a pena!
.
Optámos por comprar o tour no próprio Riad (230dh por pessoa) – a alternativa seria taxi, que só compensaria se fossemos quatro, ou autocarro, que ficava mais ao menos o mesmo preço, uma vez que ainda teríamos de apanhar um taxi para a estação. Partimos da Praça Jemaa el Fna pouco depois das 8h30 e pelo caminho passámos pela famosa árvore das cabras – cujos donos faziam questão de nos cobrar dinheiro pelas fotografias (1-2dh) e que no regresso já lá não estavam – e por uma fábrica de óleo de argão – cujos preços são dez vezes superiores aos da cidade. Com estas paragens chegámos a Essaouira perto das 12h.
.
.
Começámos pelo porto. Os pescadores acabavam de chegar com peixe fresquíssimo e nós tentávamos adivinhar as várias espécies. O que mais me impressionou foram os búzios gigantes e descobrir que o bichinho que os habita tem uma espécie de tampa para se fechar lá dentro! No horizonte as ilhas Purpurina e os últimos barquinhos azuis a regressar da pesca.
.
Entrámos então para dentro da muralha, para esta cidade branca, tão parecida a tantas cidades algarvias. Uma cidade algarvia com tapetes marroquinos, mulheres de hijab e muitas especiarias. Perdemo-nos pelas ruas e as muralhas, até nos dar a fome e procurarmos o mercado do peixe, no mesmo souk, onde se compra o que queremos comer e depois pagamos 10dh por pessoa nos pequenos restaurantes à volta para que nos grelhem o peixe.
.

 

 

 

 

 

 

 

 

.
O regresso estava marcado para as 16h, o que significa que estivemos apenas quatro horas nesta cidade. Na minha opinião é suficiente para ter uma visão geral de Essaouira, mas não se quisermos passar algum tempo numa qualquer esplanada ou visitar algum museu. O regresso foi directo, por isso demorámos um pouco menos de 3 horas.
Se optarem por ficar a dormir em Essaouira, encontrámos um hotel encantador com uma decoração maravilhosa, o Salut Maroc. Deixou-nos com imensa vontade de regressar!