Sim, a “criança” da fotografia acima sou eu. Como devem calcular já fui à República Dominicana há uns bons anos, precisamente em 2005. Uma das vantagens de ter pais separados são as férias em duplicado e nesse Verão, o primeiro com férias com o pai e férias com a mãe, ambos se dedicaram! Com o pai foi um cruzeiro pelo Adriático, de Veneza a Atenas, passando pela Croácia, Montenegro e algumas ilhas gregas, e com a mãe foram duas semanas num resort all-inclusive, na República Dominicana, mais precisamente o Bahia Principe San Juan.

Vantagens de se estar num all-inclusive? Já está tudo pago, não temos de estar a fazer contas se podemos pedir mais uma bebida ou qual o prato que escolhemos; Não temos de ir ao supermercado, não temos de cozinhar, está tudo maravilhosamente à nossa espera! Animação diária variada, um ambiente seguro, de facto férias do mundo!

Desvantagens? Não se tem realmente a noção do país, principalmente se optarmos por de facto não sair do hotel.

Obviamente que tendo eu 13 anos não estava muito preocupada com essas questões, mas a minha mãe sim e então levou-nos a duas excursões fora do hotel, onde, apesar de num ambiente ainda bastante controlado, pudemos ter um pouco a noção de como viviam os dominicanos, como se divertiam, vimos um pouco do seu artesanato e bastante das suas paisagens!

A primeira foi um passeio a cavalo pelas povoações vizinhas, com paragens para banhos, visitas a plantações de bananas e almoço num restaurante no meio da selva. A excursão continuou num autocarro escolar (daqueles americanos, amarelos) até à lancha que nos levou em passeio pelos mangues do rio San Juan, entrada para o mar e aí fazer um pouco de snorkeling. Acabámos o dia na Playa Grande, com locais a fazer trancinhas e uma praia muito mais selvagem e bonita que a que o próprio hotel oferecia.

A segunda visita na verdade não incluiu nada de local. Foi um dia numa uma espécie de zoológico aquático, onde ainda tivemos a oportunidade, eu e a minha irmã, de nadar com golfinhos, experiência que nunca esquecerei, principalmente do momento em que percebi que eles não são peluches, mas têm realmente uma textura de “peixe”.

A minha mãe ainda aproveitou para tirar o curso de mergulho enquanto nós nos divertíamos nas diferentes piscinas do hotel – do que eu mais gostava era do bar dentro de água – ou na praia do hotel, a andar de gaivota ou a fazer snorkeling!

Informações relevantes:

• Voámos para o aeroporto de Puerto Plata, com escala em Madrid, mas não sei com que companhia. Como chegámos tarde ao check-in fomos separadas, o que é chato, principalmente com “crianças” e durante tantas horas…
  • Já passaram 12 anos e não sei como estará neste momento o hotel, mas recomendo vivamente! Toda a comida era excelente, pessoal super simpático, super animado. O hotel ainda tinha uma ruazinha semi-privada, mesmo antes de chegar ao hotel, com vários bares e lojas, para o pessoal ir desbundar para longe de quem queria dormir! A minha mãe gostou muito, eu nunca fui… à noite, porque fui de dia para fazer trancinhas no cabelo 😛
  • Uma das razões porque fomos era porque crianças até aos 12 anos não pagavam – ou seja, a minha irmã. Informem-se se ainda há campanhas do género e levem os miúdos.
  • O preço era à semana. O jet-lag ainda é algum por isso fiquem duas semanas, se tiverem oportunidade.