Última paragem em Marrocos: Casablanca.
.
Quando estávamos a planear a viagem começámos a perceber que queríamos visitar várias cidades e que não fazia muito sentido ir e voltar por Marraquexe. Assim decidimos que iríamos regressar por Casablanca. Restava-nos decidir quanto tempo íamos estar em cada cidade. Rabat fica a apenas uma hora de Casablanca e originalmente pensámos ficar a dormir em Casablanca e ir e voltar a Rabat num dia. Depois de alguma pesquisa e de ler algumas opiniões de outros viajantes percebemos que não valia muito a pena passar muito tempo na maior cidade de Marrocos pois todos eram da opinião, eu incluída, que a única coisa que vale a pena visitar em Casablanca é a mesquita.
.
Assim sendo, depois dos dois maravilhosos dias em Rabat, passámos apenas uma noite em Casablanca, precisamente para visitar a mesquita e estar ao lado do aeroporto. Chegámos então à estação de Casa Port onde nos informaram que um taxi para o Airbnb onde íamos ficar, ao lado da mesquita, deveria custar 15dh. Tentaram cobrar-nos 100dh e como não gostamos de ser enganados decidimos procurar um taxi fora da estação e assim fomos caminhando até já não valer a pena apanhar um taxi e fomos mesmo a pé. Não foi uma boa decisão… todo o encantamento que Marrocos nos tinha deixado desmoronava-se… Tanto lixo, tanta construção em ruínas…
.
Depois do jantar demos um passeio na marginal, com vista para a Mesquita, que iríamos visitar na manhã seguinte.
.
.
Para visitar a mesquita há horários marcados pois não podem coincidir com os horários de reza. Convém chegar com alguma antecedência para garantir o lugar e as visitas duram cerca de 45min. A mesquita é deslumbrante, mas a visita é demasiado rápida para a quantidade de informação gráfica que há por absorver. Fiquei também um pouco desiludida com o facto de as explicações serem quase exclusivamente sobre os materiais de construção e o tempo recorde em que a mesquita foi erguida e não sobre as tradições muçulmanas ou práticas da religião. É no entanto a única forma de visitar o interior da 2ª maior mesquita do mundo e por isso valerá sempre a pena!
.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.
Depois da visita apanhámos então um taxi para a estação (que nos custou 12dh!!!) e depois de uma pequena volta pela medina apanhámos o comboio para o aeroporto e o avião de volta a Lisboa.